Criar uma Loja Virtual Grátis

Notícias

Notícias

 

 

 

Saiba Mais! Região Norte recebe só 4% das visitas dos presidenciáveis

O Norte do país ainda não entrou na agenda de cinco dos 11 presidenciáveis que têm tido agendas públicas. A região foi a menos visitada nas quatro primeiras semanas da corrida presidencial, com 12 visitas de candidatos – 4% do total. Os dados são de um levantamento do G1. Ao todo, a disputa para Presidência tem 13 candidatos.

 

Um deles, o Cabo Daciolo (Patriota), não tem tido agendas. Outro, Fernando Haddad (PT), se tornou candidato na terça-feira (11), por isso, não foi considerado nesse recorte. No Norte, até esta quarta (12), nenhum candidato havia passado pelo Amazonas, estado que vive uma grave crise com a migração venezuelana.

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a região concentra quase 8% do eleitorado brasileiro e só fica à frente do Centro-Oeste (7,3%) por uma pequena diferença. Porém, mesmo sendo a região com menos eleitores, o Centro-Oeste já foi visitado por 10 candidatos e só perde para o Sudeste em quantidade de atos de campanha até quarta. Veja o detalhamento por regiões: 5 dos 11 candidatos em campanha desde 16 de agosto ainda não estiveram no Norte.

 

4 ainda não estiveram no Sul; 3 ainda não estiveram no Nordeste; 1 ainda não visitou o Centro-Oeste. Todos estiveram no Sudeste, que concentrava 65% das visitas até 12 de setembro. São Paulo segue como o principal destino dos presidenciáveis no país, com 140 visitas ao estado de 16 agosto a 12 de setembro – 45% do total. Além de ser o berço político de três candidatos, o estado abriga 1 em cada 5 pessoas aptas a votar.

 

Também concentra veículos de comunicação e entidades com alcance nacional. Em seguida estão, por número de visitas, RJ, DF, MG e RS. Segundo analista, viagens de campanha levam em conta fatores como os redutos eleitorais de cada um, os apoios locais e as chances dos aliados que são candidatos ao governo estaduais.

 

O levantamento feito pela reportagem considera eventos públicos como caminhadas, passeatas, inaugurações de comitês, lançamentos de candidaturas de correligionários e sabatinas realizadas por associações e veículos de imprensa. Debates, por reunirem um número elevado de candidatos numa mesma cidade num mesmo dia, foram desconsiderados para evitar distorção.

 

Eventos fechados, como gravações de programas de TV ou reuniões com equipes de campanha, também. A reportagem conta o número de visitas de cada candidato a alguma cidade do país, independentemente do número de atos realizados naquele município naquele dia.

 

Com base nesse critério, o G1 contou as 308 visitas de presidenciáveis entre 16 de agosto e 12 de setembro: foram 62 na primeira semana, 88 na segunda, 82 na terceira e 76 na quarta semana, de 6 a 12 de setembro. Nessa conta da última semana, entram os eventos de Fernando Haddad (PT), que começou campanha no dia 11.  Em conjunto, os presidenciáveis visitaram 13 estados e o DF entre os dias 6 e 12 de setembro.

 

O Sudeste foi a região que teve mais visitas e que recebeu todos os candidatos. 11 estiveram em SP, 5 no RJ e 5 em MG. O ES foi o único sem visita de candidato. Nenhuma região teve visita de candidatos em todos os estados O Nordeste foi a região com mais estados visitados: 5 Não foram visitados pelos presidenciáveis: AC, AL, AM, AP, ES, MA, MT, PI, RN, RO, RR, RS e TO.

 

 

Genro encontra sogra congelada dentro de freezer horizontal em Cruz das Almas

Nesta segunda-feira (23) uma mulher de 51 anos foi encontrada morta pelo próprio genro no interior de um freezer horizontal, na rua Professor Boaventura Santos, em Cruz das Almas. Segundo informações da Delegacia de Polícia, Elba Maria Lordelo Muti Peixoto sofria de depressão e teria deixado uma carta de despedida relatando problemas de saúde.

 

“Fico fingindo que está tudo bem, mas minha alegria acabou”, diz um trecho da carta, obtido com exclusividade pelo site Forte na Notícia. Ainda segundo os investigadores, o genro que mora no 1º andar do imóvel chegou a retirar a sogra de dentro do freezer, mas era tarde demais porque a mulher ja tinha morrido congelada.

 

A Polícia Técnica esteve no local e removeu o corpo para Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Cruz das Almas segundo informações do Forte na Notícia. Parentes acreditam que o motivo teria sido, devido a um problemas de depressão. Moradores ficaram chocados com o ocorrido, pois a mulher parecia ser uma pessoa tranquila, bastante educada.(infosaj)